quarta-feira, 18 de março de 2009

Franclim Neto na escola

Durante esta semana estivemos a trabalhar várias histórias do escritor Franclim Neto como("Luís,o menino feliz", "Lobo mau xau xau","Tatiana a princesa encantada"e"Bruxa Beluxa na terra do faz de conta".
Fizemos resumos , bandas-desenhadas e livros. Desta forma estamos a desenvolver o Plano Naciona da Leitura.


Tatiana a princesa encantada

Numa terra muito distante havia uma princesa chamada Tatiana que vivia num palácio encantado. O povo gostava da princesa Tatiana não só por ela ser bonita mas também por ela ser simpática e simples (não era orgulhosa). A princesa Tatiana tinha uma grande amiga e protectora, a sua fada Madrinha.
Certo dia a Tatiana e a fada Madrinha foram passear pelos belos campos da sua Terra, quando de repente viram uma gruta assustadora e ficaram curiosas.
Sem pensarem duas vezes decidiram entrar. Quando chegaram lá repararam numa bruxa, então desataram a correr, mas a bruxa ouviu barulho e mandou-as parar:
-Olhem! Olhem! Cá está a princesa ranhosa. És sempre muito amada pelo povo mas isso vai acabar. Vou-te transformar num animal manhoso e serás perseguida por todas as pessoas.
A fada irritadíssima respondeu à bruxa:
- Não te atrevas a fazer mal à minha amiga princesa. Se te atreves lanço-te um feitiço que te arrependerás do que estás a fazer.
E sem medo nenhum a bruxa continuava:
- Ah ah! Tu vais lançar-me um feitiço! Tu só fazes o bem.
Sem pensar mais a fada foi chamar a sua amiga águia para tirar a bruxa de lá e dar-lhe uma lição. A Águia pegou nela e arranhava-a de cada vez que a bruxa se mexia. Passado um bocado a águia largou a bruxa, esta caiu com o rabo no chão e ficou com ele todo pisado.
Como a bruxa não ia ficar de braços cruzados certo dia entrou no palácio, no quarto da Tatiana e transformou-a numa raposa de pelo fofo.
A princesa com muito medo desatou a correr porta fora mas teve azar porque a sua mãe, a rainha viu-a e gritou:- Uma raposa!- Corram atrás dela!Todos os homens dessa terra correram atrás dela. Até que ela se escondeu numa capoeira mas as galinhas começaram a cacarejar e os cães descobriram-na. Como a princesa era esperta escondeu-se num buraco de uma árvore e tapou-se com ramos.
Um dia a raposa acordou e ouviu um cavalo a galopar então saiu da árvore e desatou a correr. Nesse momento o príncipe que conduzia o cavalo disse:
- Espera aí raposa não tenhas medo eu não te faço mal. O príncipe Ricardo deu um beijo à raposa e o feitiço desfez-se.
Os dois foram até ao palácio e quando chegaram casaram e fizeram uma festa.
Quanto à bruxa escreveu no jornal: Bruxa Beluxa, a bruxa que faz o bem.tlv:000 000 000.

O rato Renato vai ter um irmão

Esta é mais uma das histórias trabalhadas na Semana da Leitura.

O rato Renato chegou da escola mas ainda não estava cansado de brincar.
Então, este decidiu ir perguntar ao pai se queria brincar com ele mas, o pai queria ler o jornal. Foi perguntar à mãe, mas ela tinha de acabar de fazer o jantar e disse ao seu filho para ir brincar com os seus amigos.
Dirigiu-se para o lugar onde costumavam brincar, mas os seus amigos iam para casa brincar com os seus irmãos.
Como não tinha com quem brincar, foi para casa desiludido.
O pai, quando o viu assim, decidiu mostrar-lhe umas fotografias sobre o seu irmão, com quem se zangara muitas vezes.
Quando chegou a hora do jantar, o Renato disse que queria como presente de aniversário um irmão.
Os seus pais ficaram a pensar no assunto.
Certo dia, a mãe foi ao médico e ele disse para ela se alimentar bem e ao seu bebé também.
Passados alguns dias, o rato Renato ouviu a mãe a gritar e foi ver o que se passara. Era o bebé, já tinha nascido. Não era um ratinho, mas sim uma ratinha.
A partir daí, toda a família deu presentes à ratinha e ele ficou com ciúmes.
Certo dia, o Inverno chegou e o telhado caiu, pois estava cheio de neve e caiu sobre o sítio onde a ratinha estava a dormir.
O rato Renato foi salvá-la e ficaram amigos. Quando chegaram os anos do Renato, este recebeu um carro e andará com a sua irmã, mas com cuidado.
Ana Cristina

segunda-feira, 9 de março de 2009

Viagem ao Planetário

No dia 27 de Fevereiro de 2009, fizemos uma visita de estudo ao planetário do Porto para conhecermos melhor o Sistema Solar.
Quando chegamos ao planetário saímos da camioneta e fomos lanchar. Depois, acompanhados pela professora, fomos entrando. Lá dentro havia três planetas feitos com materiais como: mochilas, rolos de papel higiénico, papel reciclado...
De seguida entramos dentro de uma espécie de casa circular onde havia cadeiras para nos sentarmos. Essas cadeiras eram muito engraçadas.
O apresentador disse que íamos ver um filme sobre o Sistema Solar. O filme falava sobre um menino chamado Vitor que ia fazer uma visita de estudo com os amigos ao Planetário. Nesse filme visualizamos os planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno e também sobre o Sol, os cometas, estrelas e constelações.
No fim do filme o apresentador perguntou quem gostaria de fazer questões e alguns meninos fizeram várias perguntas interessantes. Finalmente agradeceu-nos muito a nossa participação.
Gostei muito desta visita de estudo.

Pedro Alexandre



O coelhinho Raio de Sol

Era uma vez uma coelha que teve um filhote e resolveu chamar-lhe Floco de Neve porque ele era branquinho como um floco. O pai disse não concordava porque os flocos são frios e o nome não ficava bem num coelho tão fofo como o seu filho. Então resolveu chamar-lhe Raio de Sol.
Num dia de sol e chuva ergueu-se um arco-íris e o coelhinho quis ir até ao fim dele porque a avó disse que lá havia amoras deliciosas. Então ele lá partiu para a sua aventura sem dizer nada a ninguém.
A meio do caminho encontrou coelhos a correr em sentido contrário e continuou o seu percurso. Parou a certa altura e começou a chorar porque não sabia o caminho. Nesse momento viu uma formiga que disse que à volta da cerca havia caçadores.
A mãe chamou pelo coelhinho mas não o encontrava. Então viu a raposa e perguntou-lhe onde o coelhinho estava e ela disse que ele ia na direcção dos caçadores.
Muito aflita, a mãe foi ao seu encontro e trouxe o coelhinho para casa em segurança.
O coelhinho Raio de Sol disse que a felicidade dele era estar em casa com os seus pais.

Rita Vong




Hoje foi um dia diferente!

De manhã o professor Sérgio foi à nossa sala montar o material para uma videoconferência. Ao longo da semana cada menino foi elaborando alguns poemas e frases sobre a leitura e pesquisando algumas adivinhas e anedotas para apresentar.
Quando começou a videoconferência com a Escola E.B. 2/3 de Alvarelhos cumprimentamo-nos e depois os alunos do 5º ano começaram a ler-nos uma história. De seguida foram lidas algumas quadras por nós sobre a semana da leitura. Continuamos a ler as anedotas, adivinhas e a dialogar com os colegas.
No fim despedimo-nos apresentando-nos um de cada vez e deixando uma mensagem.
À tarde, depois de almoçarmos, os professores, os meninos do infantário, as funcionárias e nós reunimo-nos todos no pavilhão para um pequeno teatro feito pela professora Zélia e dinamizado por alguns pais. A história chamava-se “A Ratinha vaidosa”. A história falava de uma ratinha que era vaidosa e que uma dia enquanto varria encontrou uma moeda. Então comprou um laço vermelho para se embelezar e colocou-o no rabo.
A partir daí passaram alguns animais que a pediram em casamento mas ela recusou todos os pedidos, menos a uma animal: o gato das botas. Mas afinal o gato só a queria comer. Para a salvar o senhor rato pegou num pau e bateu-lhe.
No fim o senhor rato e a ratinha vaidosa casaram-se.
O teatro foi muito divertido e as personagens e cenários muito bem feitos e engraçados.
No final da história foi oferecido a cada um dos participantes uma marcador para assinalar a semana da leitura.

Maria