segunda-feira, 9 de março de 2009

Viagem ao Planetário

No dia 27 de Fevereiro de 2009, fizemos uma visita de estudo ao planetário do Porto para conhecermos melhor o Sistema Solar.
Quando chegamos ao planetário saímos da camioneta e fomos lanchar. Depois, acompanhados pela professora, fomos entrando. Lá dentro havia três planetas feitos com materiais como: mochilas, rolos de papel higiénico, papel reciclado...
De seguida entramos dentro de uma espécie de casa circular onde havia cadeiras para nos sentarmos. Essas cadeiras eram muito engraçadas.
O apresentador disse que íamos ver um filme sobre o Sistema Solar. O filme falava sobre um menino chamado Vitor que ia fazer uma visita de estudo com os amigos ao Planetário. Nesse filme visualizamos os planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno e também sobre o Sol, os cometas, estrelas e constelações.
No fim do filme o apresentador perguntou quem gostaria de fazer questões e alguns meninos fizeram várias perguntas interessantes. Finalmente agradeceu-nos muito a nossa participação.
Gostei muito desta visita de estudo.

Pedro Alexandre



O coelhinho Raio de Sol

Era uma vez uma coelha que teve um filhote e resolveu chamar-lhe Floco de Neve porque ele era branquinho como um floco. O pai disse não concordava porque os flocos são frios e o nome não ficava bem num coelho tão fofo como o seu filho. Então resolveu chamar-lhe Raio de Sol.
Num dia de sol e chuva ergueu-se um arco-íris e o coelhinho quis ir até ao fim dele porque a avó disse que lá havia amoras deliciosas. Então ele lá partiu para a sua aventura sem dizer nada a ninguém.
A meio do caminho encontrou coelhos a correr em sentido contrário e continuou o seu percurso. Parou a certa altura e começou a chorar porque não sabia o caminho. Nesse momento viu uma formiga que disse que à volta da cerca havia caçadores.
A mãe chamou pelo coelhinho mas não o encontrava. Então viu a raposa e perguntou-lhe onde o coelhinho estava e ela disse que ele ia na direcção dos caçadores.
Muito aflita, a mãe foi ao seu encontro e trouxe o coelhinho para casa em segurança.
O coelhinho Raio de Sol disse que a felicidade dele era estar em casa com os seus pais.

Rita Vong




Hoje foi um dia diferente!

De manhã o professor Sérgio foi à nossa sala montar o material para uma videoconferência. Ao longo da semana cada menino foi elaborando alguns poemas e frases sobre a leitura e pesquisando algumas adivinhas e anedotas para apresentar.
Quando começou a videoconferência com a Escola E.B. 2/3 de Alvarelhos cumprimentamo-nos e depois os alunos do 5º ano começaram a ler-nos uma história. De seguida foram lidas algumas quadras por nós sobre a semana da leitura. Continuamos a ler as anedotas, adivinhas e a dialogar com os colegas.
No fim despedimo-nos apresentando-nos um de cada vez e deixando uma mensagem.
À tarde, depois de almoçarmos, os professores, os meninos do infantário, as funcionárias e nós reunimo-nos todos no pavilhão para um pequeno teatro feito pela professora Zélia e dinamizado por alguns pais. A história chamava-se “A Ratinha vaidosa”. A história falava de uma ratinha que era vaidosa e que uma dia enquanto varria encontrou uma moeda. Então comprou um laço vermelho para se embelezar e colocou-o no rabo.
A partir daí passaram alguns animais que a pediram em casamento mas ela recusou todos os pedidos, menos a uma animal: o gato das botas. Mas afinal o gato só a queria comer. Para a salvar o senhor rato pegou num pau e bateu-lhe.
No fim o senhor rato e a ratinha vaidosa casaram-se.
O teatro foi muito divertido e as personagens e cenários muito bem feitos e engraçados.
No final da história foi oferecido a cada um dos participantes uma marcador para assinalar a semana da leitura.

Maria

Sem comentários: