quarta-feira, 18 de março de 2009

Franclim Neto na escola

Durante esta semana estivemos a trabalhar várias histórias do escritor Franclim Neto como("Luís,o menino feliz", "Lobo mau xau xau","Tatiana a princesa encantada"e"Bruxa Beluxa na terra do faz de conta".
Fizemos resumos , bandas-desenhadas e livros. Desta forma estamos a desenvolver o Plano Naciona da Leitura.


Tatiana a princesa encantada

Numa terra muito distante havia uma princesa chamada Tatiana que vivia num palácio encantado. O povo gostava da princesa Tatiana não só por ela ser bonita mas também por ela ser simpática e simples (não era orgulhosa). A princesa Tatiana tinha uma grande amiga e protectora, a sua fada Madrinha.
Certo dia a Tatiana e a fada Madrinha foram passear pelos belos campos da sua Terra, quando de repente viram uma gruta assustadora e ficaram curiosas.
Sem pensarem duas vezes decidiram entrar. Quando chegaram lá repararam numa bruxa, então desataram a correr, mas a bruxa ouviu barulho e mandou-as parar:
-Olhem! Olhem! Cá está a princesa ranhosa. És sempre muito amada pelo povo mas isso vai acabar. Vou-te transformar num animal manhoso e serás perseguida por todas as pessoas.
A fada irritadíssima respondeu à bruxa:
- Não te atrevas a fazer mal à minha amiga princesa. Se te atreves lanço-te um feitiço que te arrependerás do que estás a fazer.
E sem medo nenhum a bruxa continuava:
- Ah ah! Tu vais lançar-me um feitiço! Tu só fazes o bem.
Sem pensar mais a fada foi chamar a sua amiga águia para tirar a bruxa de lá e dar-lhe uma lição. A Águia pegou nela e arranhava-a de cada vez que a bruxa se mexia. Passado um bocado a águia largou a bruxa, esta caiu com o rabo no chão e ficou com ele todo pisado.
Como a bruxa não ia ficar de braços cruzados certo dia entrou no palácio, no quarto da Tatiana e transformou-a numa raposa de pelo fofo.
A princesa com muito medo desatou a correr porta fora mas teve azar porque a sua mãe, a rainha viu-a e gritou:- Uma raposa!- Corram atrás dela!Todos os homens dessa terra correram atrás dela. Até que ela se escondeu numa capoeira mas as galinhas começaram a cacarejar e os cães descobriram-na. Como a princesa era esperta escondeu-se num buraco de uma árvore e tapou-se com ramos.
Um dia a raposa acordou e ouviu um cavalo a galopar então saiu da árvore e desatou a correr. Nesse momento o príncipe que conduzia o cavalo disse:
- Espera aí raposa não tenhas medo eu não te faço mal. O príncipe Ricardo deu um beijo à raposa e o feitiço desfez-se.
Os dois foram até ao palácio e quando chegaram casaram e fizeram uma festa.
Quanto à bruxa escreveu no jornal: Bruxa Beluxa, a bruxa que faz o bem.tlv:000 000 000.

Sem comentários: